Italiana

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Novas Formas de Lazer

A utilização das novas tecnologias tem cada vez mais adeptos entre miúdos e graúdos; sejam os telemóveis, os jogos interactivos ou os computadores, cada vez há mais caminhos para o conhecimento. A questão da Internet não é totalmente pacífica; são-lhe reconhecidas qualidades extraordinárias no que diz respeito ao acesso à informação, ao conhecimento, no surgimento de novas empresas, novas formas de lazer. Temos o mundo à distância de um click: geografia, história, música, matemática, notícias, literatura, cinema. Existe um mínimo de informação para praticamente tudo o que decidirmos procurar num «motor de busca».


Utilizando a unidade móvel CREMILDE pretende-se com esta acção promover a integração de grupos vulneráveis e simultaneamente proporcionar novas formas de lazer e ocupação dos tempos livres. Através de técnicas de animação e dinâmicas de grupo, pretende-se motivar a população para a participação em Ateliers e workshop’s (ciência divertida; cozinha pedagógica; reciclagem de materiais; escultura; pintura; azulejaria; artesanato; fotografia; músicaincentivando a criação de dinâmicas locais (clube leitura \ jornalismo \ ambiente, entre outras)
A Animação será também realizada tendo por suporte os recursos multimédia existentes, disponibilizando aos participantes cd’s de música, dvd’s, cassetes e vídeos, e também, livros e brochuras.

City tours ecológicos
Este Verão, Lisboa foi literalmente invadida pelos mais diversos tipos de veículos, ecológicos e coloridos, que propõem conhecer a cidade de uma forma diferente. Os amarelos Go Cars, oriundos de São Francisco e equipados com um GPS falante que até conta piadas, fazem inveja aos nossos eléctricos. A Red Tour dá a escolher entre segways, buggies e bicicletas eléctricas, todos com GPS e guia áudio. Por fim, a City Cruiser propõe passeios numa espécie de triciclos modernos, ou ecomobiles, movidos a pedais e com um motor eléctrico auxiliar. Todos estes meios de transporte constituem uma alternativa divertida às visitas convencionais, para além de chegarem com facilidade a sítios onde eléctricos e autocarros nem sonham, percorrendo com destreza as ruas e becos mais apertados. Todos realizam percursos na zona da Baixa.


È bom haver novas formas de lazer de maneira a que nos distraímos e passamos o nosso tempo com os que mais gostamos, aliviar o stress e aumentar a nossa auto-estima depois de uma semana cansativa de trabalho.
Para as crianças ter novas formas de lazer é interessante para aprender enquanto brincam.
Portugal devia de apostar mais e dar a conhecer aos portugueses as novas formas de lazer que vão realizando.

Roteiro Cultural ao Castelo de São Jorge



O Castelo de São Jorge localiza-se na freguesia do Castelo, na cidade, concelho e Distrito de Lisboa, em Portugal.

Primitivamente conhecido simplesmente como Castelo dos Mouros, ergue-se em posição dominante sobre a mais alta colina do centro histórico, proporcionando aos visitantes uma das mais belas vistas sobre a cidade e o estuário do rio Tejo.
O Castelo de São Jorge é um sítio encantado, uma encantadora cidadela onde ainda se encontram gansos e patos a passear pelos jardins do castelo. Em tempos usado como fortaleza, é hoje casa de muitas famílias e é com certeza um local a não perder!Os visitantes podem subir às torres, passear pelas plataformas das muralhas e deliciar-se com as espectaculares vistas sobre Lisboa e o Rio Tejo, enquanto os residentes desta pitoresca zona de Lisboa passam o seu tempo a jogar às cartas debaixo das árvores.Conquistado pelos Mouros em 1147, o Castelo de São Jorge estende-se por uma área de aproximadamente 6000 metros quadrados, incluindo diversas torres, vigias, um fosso (agora seco) e duas praças divididas por uma muralha interior, mas com uma porta comunicante.Algo a não perder neste castelo é a Casa Ogival, com os seus cinco arcos ogivais, onde pode ver a porta do século XVII que fazia a ligação às prisões outrora existentes aqui.A simbiose entre o castelo e a paisagem não podia ser mais perfeita. Devido ao seu passado histórico e às fascinantes vistas que oferece, este é o local ideal para uma tarde bem passada!


O Castelo de São Jorge é muito turístico, com uma vista sobre Lisboa magnifica, fica muito perto de minha casa e por ser o local mais bonito de onde eu vivo, escolhi este tema para vos mostrar.
Quando quiser ir passear e não sabe onde ir, lembre-se que o Castelo é um bom sitio onde se pode passar o dia.

Arte Digital

Arte digital ou Arte de computador é produzida em ambiente gráfico computacional. Utiliza-se de processos digitais e virtuais. Inclui experiências com net arte, web arte, vídeo-arte, etc. Tem o objectivo de dar vida virtual as coisas e mostrar que a arte não é feita só a mão. Existem diversas categorias de arte digital tais como pintura digital, gravura digital, programas de modelação 3D, edição de fotografias e imagens, animação, entre outros. Os resultados podem ser apreciados em impressões em papéis especiais ou no próprio ambiente gráfico computacional. Vários artistas usam estas técnicas. Ao contrário dos meios tradicionais, o trabalho é produzido por meios digitais. A apreciação da obra de arte pode ser feita nos ambientes digitais ou em mídias tradicionais. Existem diversas comunidades virtuais voltadas à divulgação da Arte Digital, entre elas, Deviantart e CGsociety.

Pintura digital
A Obra Digital é uma obra realizada em computador, sendo que o original da mesma é de natureza virtual. Por esta razão, esta obra pode ser “clonada” e exposta em diferentes cidades não só em termos virtuais mas também em suportes tangíveis, criando exposições simultâneas.





Gravura Digital
Técnica de gravura relativamente nova, que parte de originais obtidos através da digitalização de desenhos, pinturas, detalhes de pinturas, fotografias, fotos de instalações montadas pelo artista, fotos de detalhes de objectos, fotos digitais ou composições de fotos digitais – os quais, são trabalhados com algum programa de edição de imagem, ou software gráfico e posteriormente impressos com equipamentos de qualidade compatível, em geral impressoras coloridas de alta resolução de grande formato ou revelação fotográfica digital.

Modelagem tridimensional (3D)
Exemplo de software modelagem tridimensional demonstrando o processo de construção dos objectos.
Os trabalhos de arte tridimensional utilizam as coordenadas cartesianas (x, y, z) num plano digital bidimensional, dando ideia de profundidade e perspectiva às formas reais ou abstractas. Os modelos tridimensionais podem simular a cor, a textura, a luz, a transparência, a reflexão de objectos reais. Além das aplicações técnicas, os artistas digitais já usam para expressar as suas ideias.


Gosto de arte e como tal escolhi o tema “arte digital”, pois achei interessante.
O que mais gosto é a modelagem tridimensional é um trabalho complicado mas muito engraçado, podemos realizar trabalhos como se fossem imagens reais.